As Bibliotecas Mais Lindas do Mundo

Para quem ama ler, bibliotecas são praticamente um paraíso. E se por acaso esse local for lindo melhor ainda não é?! Pensando nisso resolvi selecionar algumas bibliotecas que eu achei incríveis e que gostaria de conhecer.  Vale lembrar que é claro que tem muitas outras bibliotecas maravilhosas ao redor do mundo que não constam aqui nessa lista, então se você conhece mais alguma que vale a pena conhecer indique o nome nos comentários.


Real Gabinete Português de Leitura - Brasil / foto: Marcos

O Real Gabinete Português de Leitura, tradicional bibliotecae instituição cultural lusófona, localiza-se na rua Luís de Camões, número 30, nocentro da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Encontra-se tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império. Foi a primeira associação desta comunidade na cidade.


Biblioteca de Stuttgart – Alemanha / foto: Hausel

Quadrada, com um visual bem clean e inaugurada em novembro de 2011, a Biblioteca de Stuttgart, na Alemanha, foi desenhada pelo arquiteto coreano Eun Ypung Yi. Possui dois pisos subterrâneos e nove andares, na parte central da biblioteca há um espaço aberto que permite uma visão de todas as estantes do lugar e também a movimentação de visitantes no prédio.


Beinecke Rare Book and Manuscript Library - Estados Unidos


Biblioteca do Mosteiro Beneditino – Admont, Áustria

Com 70 mil volumes, a biblioteca do Mosteiro Beneditino tem o teto composto por sete cúpulas, todas decoradas com afrescos de Bartolomeo Altomonte.


Biblioteca do Parlamento Canadense - Canadá

O prédio original da biblioteca foi consumido pelo grande incêndio de 1906, que também destruiu a Câmara dos Comuns e o Senado. Desde então a biblioteca têm sido renovada pelo governo canadense. A biblioteca do Parlamento surgiu originalmente na década de 1790, quando foram instituídas as bibliotecas do Senado e da Câmara.


The Trinity College Library - Irlanda

A Biblioteca do Trinity College, localizado em Dublin, é a maior biblioteca na Irlanda. Pertence ao Trinity College e tem direitos de depósito legais do material publicado na República da Irlanda. A biblioteca tem mais de 4,5 milhões de volumes de livros.

Um comentário:

Cidade Dutra - Dr Adib Salomão disse...

Meninas,
Adorei o blog, está gostoso de ler e com gostinho de quero mais. Parabéns!Voltarei, até breve. Beijos. Angela